Crg-bahia e ICATRES-BAHIA oficializam parceira e buscam investimentros para atender cinco mil Catadores em toda a Bahia.

Projeto-piloto deve ser implementado em diversas localidades para melhorar e promover a gestão ambientalmente saudável de resíduos

A CRG-BAHIA- aparesenta quatro Projeitos de Geração de emprego que somam um total de U$ 79.8 mil segundo o presidente da Rede-Icatres-Bahia diz que levara a ONU- Organização das Nações Unidas, ainda este de 2023 O documento prevê assessoria na implementação de projetos-piloto de cooperativas em diversos locais da Bahia e de Salvador, replicando a experiência bem-sucedida da cooperativa Baiana.

CRG-BAHIA-Cooperativa de Cataodres de Residuos Solidos e Reciclagem em Geral da Bahia

Cooperativa de Catadores de Residuos, diretor presidente, Rodeval Santos, diretora administrativa, Carla Vital e diretora operacional, Ademir Santos e na presença dos demais 56 associados ,catadores da crg-bahia

Os Projetos são resultante da participação da cooperativa num programa ambientalmente sustentavel os 4 projetos-piloto da Bahia todo a serem implementados por governos, setor privado, sociedade civil e Centros Regionais. Os projetos-piloto estão sendo implementados desde 2021 e vão até 2023.

De acordo com o diretor presidente da CRG-BAHIA o contrato prevê a implementação de um plano de ação da entidade cooperativa, direcionado a outros grupos de trabalhadores do mesmo setor, com instruções estruturais e organizacionais, repassando um modelo a ser reproduzido, priorizando o baixo custo.

As atividades previstas também envolvem capacitações para dirigentes cooperativistas, produção de material informativo, divulgação, educação e conscientização.

Convenção de Basileiao

A Parceria de Resíduos Plásticos (na sigla em inglês PWP) foi estabelecida sob a Convenção de Basileia para mobilizar recursos, interesses e conhecimentos empresariais, governamentaisahia, acadêmicos e da sociedade civil para melhorar e promover a gestão ambientalmente saudável de resíduos plásticos a nível global, regional e nacional. O PWP foi lançado em novembro de 2019, em Genebra.

A participação da CRG-BAHIA no programa aconteceu em ainda este an, quando se inscreveu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por meio de um edital de chamamento que busca projetos inovadores, replicáveis em escala, com o objetivo de redução de poluição plástica, com subsídios de 50 mil a 250 mil dólares.

Inserção econômica

O diretor presidente da crg-bahia ressaltou que a cooperativa gera oportunidades de inserção econômica a diversas famílias do município e é um modelo de negócios empreendedor, que visa especialmente à qualidade de vida dos cooperados, seus familiares e a remuneração justa dos sócios da cooperativa, além do impacto direto na preservação do meio ambiente.

Segundo Silva, nos sistemas de coleta seletiva também há espaço para melhorias: atualmente apenas 17% da população brasileira possui algum tipo de coleta segregada, segundo relatório da ABRELPE, e mesmo nesses casos com cobertura muito limitada.

Vale ressaltar que, apesar de quase 50% do lixo brasileiro ser passível de algum nível de reciclagem, até hoje apenas 3% do lixo é efetivamente direcionado a circularidade. Os plásticos, por exemplo, representam 13% da massa total de resíduos e apenas 1,3% são reciclados.

Apesar desse cenário, a CRG-BAHIA-Cooperativa de Cataodres de Residuos Solidos e Reciclagem em Geral da Bahia  conseguiu criar um modelo de negócio viável e sustentável para a triagem e benefiamento de resíduos. Os experientes trabalhadores informais se uniram e, há mais de 20 anos, fundaram a entidade que tem os maiores índices de eficiência do Brasil na triagem manual de plástico e outros recicláveis. Vale destacar que a CRG-BAHIA-Cooperativa de Cataodres de Residuos Solidos e Reciclagem em Geral da Bahia foi a primeira cooperativa a ser certificada em benefiamento de Plasticos em 2004, que permanece até hoje.

Deixe um comentário

Nome *
E-mail *
Site
Comentário *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

Cooperlínia Ambiental do Brasil

© 2017 | Cooperlínia Ambiental do Brasil | Desenvolvido por Agência Elleven